Ao longo de 2022, o Núcleo de Estudos sobre Povos Indígenas, Interculturalidade e Educação da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da UERJ reuniu dados sobre estudantes indígenas, cotistas ou não-cotistas, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Esses(as) estudantes foram convidados(as) a participarem de uma pesquisa-ação, que procurou conhecer e envolver universitários(as) indígenas no debate sobre as condições de acesso e os desafios para a permanência e terminalidade de seus cursos.
Assim, surgiu o Coletivo Yandé Iwí Mimbira’, que significa “Nós filhos(as) da Terra” em língua Nheengatu.
Nesta série de vídeos, cada integrante deste coletivo foi convidada a falar sobre identidade indígena, ancestralidade e universidade, com o objetivo de fortalecer e tornar visível a presença indígena na UERJ.
O projeto coordenado pela profa. Kelly Russo (NEPIIE-UERJ) é desenvolvido em parceria com o Laboratoire Education et Diversité en Région du Québec (LEDIR), coordenado pela profa. Corina Borri-Anadon, da Université du Québec à Trois-Rivièrs. Financiamento obtido através do Edital Brésil-Québec do Ministério das Relações Internacionais e da Francofonia do Quebec, Canadá.
Clique aqui e conheça o canal do Youtube do Núcleo de estudos sobre povos indígenas, interculturalidade e educação
Imagem: Canal do NEPIIE (UERJ/FEBF) no Youtube. Reprodução: redes sociais