Conheça os videos já produzidos pelo NEPIIE UERJ/FEBF em seu canal no Youtube

Ao longo de 2022, o Núcleo de Estudos sobre Povos Indígenas, Interculturalidade e Educação da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da UERJ reuniu dados sobre estudantes indígenas, cotistas ou não-cotistas, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Esses(as) estudantes foram convidados(as) a participarem de uma pesquisa-ação, que procurou conhecer e envolver universitários(as) indígenas no debate sobre as condições de acesso e os desafios para a permanência e terminalidade de seus cursos.

Assim, surgiu o Coletivo Yandé Iwí Mimbira’, que significa “Nós filhos(as) da Terra” em língua Nheengatu.

Nesta série de vídeos, cada integrante deste coletivo foi convidada a falar sobre identidade indígena, ancestralidade e universidade, com o objetivo de fortalecer e tornar visível a presença indígena na UERJ.

O projeto coordenado pela profa. Kelly Russo (NEPIIE-UERJ) é desenvolvido em parceria com o Laboratoire Education et Diversité en Région du Québec (LEDIR), coordenado pela profa. Corina Borri-Anadon, da Université du Québec à Trois-Rivièrs. Financiamento obtido através do Edital Brésil-Québec do Ministério das Relações Internacionais e da Francofonia do Quebec, Canadá.

Clique aqui e conheça o canal do Youtube do Núcleo de estudos sobre povos indígenas, interculturalidade e educação

 

    Imagem: Canal do NEPIIE (UERJ/FEBF) no Youtube. Reprodução: redes sociais

     

    Compartilhar

    Rodrigo Martins

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Next Post

    Confira imagens do evento "Direitos Humanos e Educação" que ocorreu hoje na UERJ

    seg dez 11 , 2023
    Confira imagens do evento “Direitos Humanos e Educação” que aconteceu hoje na UERJ no auditório 111 no 11º andar. A atividade foi uma parceria do PROÍNDIO. Confira imagens do evento “Direitos Humanos e Educação” que aconteceu hoje na UERJ no auditório 111 no 11º andar. A atividade foi uma parceria […]

    Você pode gostar: