BRASÍLIA (DF) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta segunda-feira, 10, recursos da ordem de R$ 5,5 bilhões para a consolidação e expansão da educação superior no País. Um novo campus, o de São Gabriel da Cachoeira, será implantando a partir do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O reitor da Ufam e diretor da Andifes, professor Sylvio Puga, acompanhou o anúncio, feito diretamente de Brasília e com transmissão pelo youtube Coletiva Mec.
Vale rememorar, que no dia 30 de janeiro de 2018, a Administração Superior, na primeira gestão do reitor, professor Sylvio Puga, instalou a pedra fundamental como marco da criação do novo campus. O pacote de obras que atenderá à Ufam, é uma das 51 no norte do País, já previstas, programadas e constantes em orçamento.
Em coletiva de imprensa, o ministro da Educação (MEC), Camilo Santana, explicou que o critério para apontamento dos novos campi deveu-se a baixa cobertura de matrículas registradas numa equação que considera a população do município, que no caso de São Gabriel da Cachoeira é de pouco mais de 35.700 pessoas.
Outra especificidade de São Gabriel da Cachoeira é que o município arregimenta o maior percentual de indígenas do Brasil, com mais de 98% de sua população pertencente a uma das 23 etnias catalogadas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Também é uma cidade da calha do Alto Rio Negro que faz fronteira com a Venezuela e Colômbia, ou seja, uma regiãO de fronteira.
Hoje, a Ufam está em São Gabriel da Cachoeira oferecendo cursos modulares em várias áreas do conhecimento e também um curso de mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA).
Permanência dos alunos
Outro importante anúncio feito pelo governo federal para a educação tem relação com a bolsa permanência. Um novo aporte já está previsto para 2024, quando R$ 35 milhões serão repassados para garantir 5.600 novas vagas para atendimento de estudantes indígenas e quilombolas, em universidades e institutos federais. Em pronunciamento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou às reitoras e reitores de universidades e institutos federais,
“O Ministério da educação avaliou todos os municípios brasileiros cujo número de matrículas, numa equação que considera a quantidade de habitantes, que está muito abaixo do que poderia ser, e que o compromisso do governo federal, por meio do Ministério, é fazer com que toda a população brasileira tenha acesso ao ensino de qualidade e socialmente referenciado. Os investimentos que vem sendo feitos um ano e 10 meses é justamente pensando nisso e que vai prever não só estrutura como concurso público e também a política de permanência para os estudantes dessas novas instituições. As instituições já existentes serão beneficiadas com essa ampliação do reforço no orçamento para o ano de 2024”, disse Lula.
O reitor, Sylvio Puga disse que o anúncio de um novo campus para a Universidade Federal do Amazonas e especialmente em São Gabriel da Cachoeira tem a questão cultural forte além de ser muito simbólico e importante para a Amazônia.
“Eu me recordo que quando estivemos em 2018, nesse município, a população da cidade ficou muito feliz com a possibilidade de receber um campus lá e que finalmente agora esse planejamento será uma realidade a partir do momento em que a Universidade Federal do Amazonas também estará lá. É importante que a Ufam continue a ser expandida para que cada vez mais os amazonenses e amazônidas tenham acesso ao ensino superior de qualidade”.