Povo Guarani realiza grande assembleia no Vale do Ribeira (SP)

Encontro entre 13 e 19 de março deve reunir cerca de 800 lideranças da Comissão Guarani Yvyrupa (CGY)

    Delegação da região Sul é recepcionada na tekoa Takuari, onde acontece a nona edição da Assembleia da CGY. Foto: acervo CGY

    Nesta semana a aldeia Takuari, na região Vale do Ribeira (SP), recebe uma das maiores mobilizações do povo Guarani no Brasil: a Assembleia Geral da Comissão Guarani Yvyrupa (CGY).

    Trata-se da nona edição do evento e a previsão é reunir cerca de 800 lideranças para defender os direitos territoriais guarani e renovar a estrutura de governança da CGY, organização que articula e representa politicamente mais de 20 mil pessoas no Brasil.

    O encontro ocorre a cada três anos com a participação de lideranças homens e mulheres, anciãos e anciãs, além de jovens guerreiros e guerreiras de diferentes aldeias no Sul e Sudeste do Brasil. Representantes de outras regiões e países onde há presença guarani também marcam presença.

    Iniciando nesta segunda-feira (14/3), a programação diária segue até a sexta (18/3), com momentos de discussão e articulação política, cantos e danças coletivos, trocas de sementes tradicionais – além da aguardada eleição dos novos coordenadores e coordenadoras da organização.

    Em sua última edição, realizada na TI Morro dos Cavalos (SC) em 2019, mais de 40 coordenadores e coordenadoras foram eleitos para mobilizar as bases da CGY, fazer a gestão dos projetos da organização e articular as pautas e reivindicações locais com as dos movimentos indígenas de todo o País.

    O evento conta ainda com o apoio de outras organizações, como Comitê Interaldeias, Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), Centro de Trabalho Indigenista (CTI), Instituto Socioambiental (ISA), Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Conselho de Missão Entre Povos Indígenas (Comin), Intervozes, Instituto para o Desenvolvimento Sustentável e Cidadania do Vale do Ribeira (Idesc), Fórum dos Povos e Comunidades Tradicionais do Vale do Ribeira e das prefeituras dos municípios de Eldorado, Cananéia, Sete Barras e Iguape.

     

    Serviço

    O quê? Assembleia Geral da Comissão Guarani Yvyrupa

    Quando? 13 a 19 de março de 2022

    Onde? Tekoa Takuari, Eldorado (SP)

    https://goo.gl/maps/LWe9KBV4aJN7MJEo7

    Fonte: Assessoria de Comunicação da CGY

    .

    .

    Compartilhar

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Next Post

    Acampamento Terra Livre 2022 | Retomando o Brasil: Demarcar Territórios e Aldear a Política

    seg mar 21 , 2022
    Por Conselho Indigenista Missionário (facebook) 🏹🛖🌿 Chegamos à 18ª Edição do Acampamento Terra Livre (ATL), após dois anos de realização virtual, em razão da pandemia da Covid-19, na qual perdemos muitos dos nossos. No entanto, seguimos com as forças da ancestralidade, nos reerguendo para voltar às ações presenciais com o […]