Roda de conversa sobre o primeiro indígena do Brasil formado na universidade

Texto: Olyntho Contente (Imprensa SeebRio)

    Imagem: Reprodução redes sociais

    No próximo dia 24 de abril, às 18h30 a Secretaria de Meio Ambiente do Sindicato em conjunto com a de Formação, Cultural e Políticas Sociais estará realizando uma roda de conversa com Marcelo Lemos. Historiador e bancário aposentado do Banco do Brasil, lançou o livro “O primeiro indígena universitário do Brasil”. A participação é aberta a toda a categoria bancária, gratuitamente.

    O evento será no auditório do Sindicato, na Avenida Presidente Vargas, 502, 21º andar, no Centro da Cidade. “Investigamos a vida de José Peixoto Ypiranga dos Guaranys, o primeiro indígena brasileiro formado em direito (Faculdade de São Paulo, em 1850) e que participou, com sua geração, da discussão sobre literatura nacional, nacionalidade e cidadania, reconstruindo sua identidade indígena dentro de parâmetros antes inexistentes, atuando profissionalmente e politicamente na região de Cabo Frio (RJ)”, conta o autor.

    Cida Cruz, diretora da Secretaria de Meio-Ambiente lembrou que, além de escritor, pesquisador da causa indígena, Marcelo é um aliado do Sindicato na luta ecológica. “Estivemos juntos em vários momentos, em audiência públicas, manifestações de rua, atos na Assembleia Legislativa (Alerj) contra projetos que prejudicavam o meio-ambiente. Agora vamos saber mais sobre esta publicação interessante sobre Ypiranga dos Guaranys”, disse.

    Compartilhar

    Rodrigo Martins

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Next Post

    Inclusão: professor cria teclado para línguas indígenas brasileiras

    seg abr 29 , 2024
    Autora:  Mariana Andrade Professor da UnB catalogou mais de 100 línguas indígenas e separou elas em 3 grupos, dado o nível de complexidade, para criar os teclados Imagem: crédito – Dener Santos Em meio a uma escassez de pesquisas no campo da tipografia de línguas indígenas brasileiras, um professor da Universidade […]

    Você pode gostar: