Joênia Wapichana vai presidir a FUNAI

    Imagem: Joênia Wapichana (Midia Índia Oficial – Instagram)

    A deputada federal Joênia Wapichana (@joeniawapichana Rede-RR), primeira deputada indígena eleita no Congresso Nacional, será agora a nova presidenta da Fundação Nacional do Índio (Funai).

    Joênia fez o anúncio após deixar o hotel em que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), está hospedado em Brasília. Ela e outras lideranças indígenas, como o cacique Raoni Metuktire, se reuniram com o presidente eleito na tarde desta sexta.

    “Eu aceitei esse convite e nós vamos estar fazendo o melhor possível pra trabalhar junto com o governo Lula nesse sentido de avançar nos direitos dos povos indígenas”, afirmou a parlamentar.

    A partir da próxima semana, a Funai deixa o Ministério da Justiça e Segurança Pública e passa a compor a estrutura do inédito Ministério dos Povos Indígenas – pasta que será comandada pela deputada eleita Sônia Guajajara (PSOL-SP).

    Ver tradução
    Compartilhar

    Rodrigo Martins

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Next Post

    Como funcionará o inédito Ministério dos Povos Indígenas

    qui jan 5 , 2023
    texto: Laís Modelli Imagem: Vicent Bosson/ Foto Arena/ MAGO Comandado por deputada indígena maranhense Sônia Guajajara, nova pasta recria órgãos extintos em 2019 e reorganiza a Funai, enfraquecida no governo Bolsonaro. Em decreto publicado em 1º de janeiro, o governo Lula oficializou a criação do Ministério dos Povos Indígenas, o primeiro na […]

    Você pode gostar: