A homologação de Terras Indígenas no Brasil garante oficialmente aos povos originários o direito sobre seus territórios, mas a proteção e o uso sustentável dessas áreas são desafios contínuos. Para enfrentar essas questões, as comunidades indígenas elaboram Planos de Gestão Territorial e Ambiental (PGTAs), que integram o conhecimento tradicional com novas estratégias para conservar a floresta e garantir um futuro sustentável. Este é um instrumento de gestão que faz parte da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental das Terras Indígenas – PNGATI.
Os PGTAs são elaborados pelas próprias comunidades indígenas para garantir que o território seja gerido de maneira eficiente, conservando suas tradições e recursos naturais. “É um instrumento que direciona a gestão das Terras Indígenas, estabelecendo como os povos querem que seus territórios sejam geridos. Ele reflete não apenas as necessidades práticas de proteção e geração de renda, mas também o desejo de valorizar suas tradições culturais e inovar para o futuro”, explica Neluce Soares, coordenadora do LIRA/IPÊ – Legado Integrado da Região Amazônica, do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas.
A importância da participação coletiva
A elaboração dos PGTAs envolve parcerias estratégicas que capacitam as comunidades indígenas a gerirem seus territórios de forma autônoma. Em parceria com o IEB (Instituto Internacional de Educação do Brasil) e com apoio da USAID (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional) e do LIRA/IPÊ (composto pelo Fundo Amazônia e Fundação Moore), o PGTA da Tenharim Marmelos foi realizado de maneira participativa e envolveu diferentes atores elencados pela APITEM e pelo conselho de caciques Tenharim, sobretudo 10 Agentes Ambientais Indígenas (AAI).
Texto:Agência Gov Via MME Especialistas do Ministério de Minas e Energia (MME) e do Ministério da Saúde (MS) realizaram, na terça-feira (29/10), uma visita técnica ao Polo Base do Surucucu, localizado no território indígena Yanomami, em Roraima. A ação, que faz parte da ampliação do programa Luz para Todos e […]