Imagem: reprodução redes sociais
O Selvagem Ciclo de Estudos, o Museu Nacional/UFRJ, a Organização Indígena da Bacia do Içana (OIBI) e a Embaixada da França no Brasil convidam para o evento “Memórias Ancestrais – Vigília da Oralidade – Noite das Ideias” que ocorrerá do dia 15 de abril, sábado, com início às 18h até as 6h de domingo, 16 de abril, na Quinta da Boa Vista.
Sobre o evento:
O evento “Memórias Ancestrais – Vigília da Oralidade – Noite das Ideias” consiste em uma noite de lançamento de livro, contação de histórias, memórias e narrativas de origem ao redor de uma pira na Quinta da Boa Vista, nos arredores do Museu Nacional/UFRJ. Ao todo serão vinte e um narradores indígenas, griots, quilombolas, acadêmicos, literários e contadores de história.
O encontro, conduzido por Ailton Krenak, iniciará às 18h com o lançamento do livro “Umbigo do Mundo”, de Francy Baniwa e com as narrativas de mitos por seu pai Francisco Fontes Baniwa, interlocutor de sua pesquisa de mestrado no Museu Nacional/UFRJ. Francisco falará sobre o surgimento dos Hekoapinai (gente-universo ou donos do mundo): Kowai, Amaro, Kaaly. O irmão de Francy, ilustrador do livro, também estará presente para desenhar ao longo das falas. Serão convidados outros narradores de outros povos e ancestralidades, além de antropólogos que tenham desenvolvido estudos sobre narrativas de origem.
A proposta é também ressignificar o próprio espaço do Museu Nacional/UFRJ que teve grande parte do seu acervo destruído em 2 de setembro de 2018. Dos registros históricos perdeu-se a materialidade, mas fica a narrativa e o conhecimento, assim como as memórias transmitidas na oralidade por milhares de anos pelos povos que mantêm vivo o saber de sua ancestralidade.
A noite contará com música, tambores e uma mesa com alimentos coletivos
Confira a programação completa clicando aqui