Memórias Ancestrais – Vigília da Oralidade – Noite das Ideias’

 

    Imagem: reprodução redes sociais

    O Selvagem Ciclo de Estudos, o Museu Nacional/UFRJ, a Organização Indígena da Bacia do Içana (OIBI) e a Embaixada da França no Brasil convidam para o evento “Memórias Ancestrais – Vigília da Oralidade – Noite das Ideias” que ocorrerá do dia 15 de abril, sábado, com início às 18h até as 6h de domingo, 16 de abril, na Quinta da Boa Vista.

    Sobre o evento:

    O evento “Memórias Ancestrais – Vigília da Oralidade – Noite das Ideias” consiste em uma noite de lançamento de livro, contação de histórias, memórias e narrativas de origem ao redor de uma pira na Quinta da Boa Vista, nos arredores do Museu Nacional/UFRJ. Ao todo serão vinte e um narradores indígenas, griots, quilombolas, acadêmicos, literários e contadores de história.

    O encontro, conduzido por Ailton Krenak, iniciará às 18h com o lançamento do livro “Umbigo do Mundo”, de Francy Baniwa e com as narrativas de mitos por seu pai Francisco Fontes Baniwa, interlocutor de sua pesquisa de mestrado no Museu Nacional/UFRJ. Francisco falará sobre o surgimento dos Hekoapinai (gente-universo ou donos do mundo): Kowai, Amaro, Kaaly. O irmão de Francy, ilustrador do livro, também estará presente para desenhar ao longo das falas. Serão convidados outros narradores de outros povos e ancestralidades, além de antropólogos que tenham desenvolvido estudos sobre narrativas de origem.

    A proposta é também ressignificar o próprio espaço do Museu Nacional/UFRJ que teve grande parte do seu acervo destruído em 2 de setembro de 2018. Dos registros históricos perdeu-se a materialidade, mas fica a narrativa e o conhecimento, assim como as memórias transmitidas na oralidade por milhares de anos pelos povos que mantêm vivo o saber de sua ancestralidade.

    A noite contará com música, tambores e uma mesa com alimentos coletivos

    Confira a programação completa clicando aqui

    Compartilhar

    Rodrigo Martins

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Next Post

    USP oferece mais de 600 vagas em cursos de extensão sobre temas indígenas

    sex abr 7 , 2023
    Texto: Jornal da USP (site) Cursos abordam áreas de antropologia, audiovisual, direitos humanos, história e linguística; entre os temas, estão o primeiro século da colonização da América, que envolveu a construção da categoria de “selvagem”, até assuntos atuais, como a cultura Yanomami    Imagem: Fotomontagem com imagens de divulgação e […]

    Você pode gostar: