Texto: Olyntho Contente (Imprensa SeebRio)
Imagem: Reprodução redes sociais
No próximo dia 24 de abril, às 18h30 a Secretaria de Meio Ambiente do Sindicato em conjunto com a de Formação, Cultural e Políticas Sociais estará realizando uma roda de conversa com Marcelo Lemos. Historiador e bancário aposentado do Banco do Brasil, lançou o livro “O primeiro indígena universitário do Brasil”. A participação é aberta a toda a categoria bancária, gratuitamente.
O evento será no auditório do Sindicato, na Avenida Presidente Vargas, 502, 21º andar, no Centro da Cidade. “Investigamos a vida de José Peixoto Ypiranga dos Guaranys, o primeiro indígena brasileiro formado em direito (Faculdade de São Paulo, em 1850) e que participou, com sua geração, da discussão sobre literatura nacional, nacionalidade e cidadania, reconstruindo sua identidade indígena dentro de parâmetros antes inexistentes, atuando profissionalmente e politicamente na região de Cabo Frio (RJ)”, conta o autor.
Cida Cruz, diretora da Secretaria de Meio-Ambiente lembrou que, além de escritor, pesquisador da causa indígena, Marcelo é um aliado do Sindicato na luta ecológica. “Estivemos juntos em vários momentos, em audiência públicas, manifestações de rua, atos na Assembleia Legislativa (Alerj) contra projetos que prejudicavam o meio-ambiente. Agora vamos saber mais sobre esta publicação interessante sobre Ypiranga dos Guaranys”, disse.