Rio de Janeiro forma a primeira turma de professores e professoras indígenas

Texto: Mídia Ninja

O estado do Rio de Janeiro formou, pela primeira vez, uma turma de magistério indígena. A cerimônia de certificação reuniu 16 estudantes do Colégio Indígena Estadual Guarani Karai Kuery Renda, localizado na aldeia Sapukai, em Angra dos Reis, na Costa Verde fluminense.

A formação foi viabilizada por meio de um convênio entre a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e a Universidade Federal Fluminense (UFF). A secretaria forneceu a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a universidade atuou na parte técnico-pedagógica da formação.

“Estamos orgulhosos e com a sensação de dever cumprido ao promover essa reparação histórica”, afirmou a secretária estadual de Educação, Roberta Barreto. Segundo ela, os formados agora estão aptos a atuar tanto em sua própria escola quanto em outras unidades da rede pública.

A cerimônia contou com cântico sagrado, palestra sobre a luta da educação escolar indígena na aldeia, apresentação de capoeira e entrega de certificados. Para o diretor-geral do colégio, Domingos Júnior, o momento representa um avanço histórico: “Estamos vivendo uma reparação histórica do ensino na escolarização indígena. Nossos povos originários merecem todo o respeito”.

Já a diretora regional pedagógica da Sul Fluminense, Tânia Borges, destacou o impacto da formação na valorização das culturas originárias: “Essa formação vai possibilitar que a cultura e os saberes sejam difundidos, passando de geração para geração, nas línguas guarani mbyá e portuguesa”.

Compartilhar

Rodrigo Martins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar: