Nota sobre a solicitação de alteração dos editais de Vestibular

    Nesta semana, a Comissão de Validação de Autodeclaração da UERJ entrará com ofício na Procuradoria da Universidade para solicitar alteração dos editais de Vestibular a fim de aperfeiçoar o sistema de cotas para indígenas. A ação segue a recomendação da FUNAI que pede o fim da exigência de documentos estatais para reconhecimento étnico.

    O pedido para mudança busca valorizar a autodeclaração e modificar o pensamento da Fundação como agente que tem a tutela dos indígenas. Para Kelly Russo, uma das coordenadoras do Opierj, “essa mudança é um marco de profunda mudança na política indigenista, favorecendo o reconhecimento dos indígenas que sofreram o processo de diáspora secular para as cidades”.

    O movimento é acompanhado por outras universidades fluminenses como UFF, UFRJ, Uenf, Unirio, UFRRJ, Cefet e IFF, que também já estudam a criação do I Vestibular Indígena e Quilombola no Estado do Rio de Janeiro.

    Compartilhar

    Julia Lima

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Next Post

    Funai assina acordo para criar acervo com registros históricos da relação do Estado com os povos indígenas

    ter mar 25 , 2025
    Texto: Assessoria de Comunicação Funai/GOV (site) A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) assinou em fevereiro um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Instituto de Políticas Relacionais (IPR) para qualificar e ampliar o acesso à informação arquivística que registra as relações entre o Estado brasileiro e os povos indígenas. […]

    Você pode gostar: