Lula assina demarcação de seis terras indígenas, informa Planalto

Texto: Guilherme Mazui

Segundo governo, demarcações estão paralisadas no país desde 2018. Lula e ministra Sônia Guajajara devem assinar homologação em cerimônia com indígenas em Brasília, nesta sexta.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assina nesta sexta-feira (28) a homologação do processo de demarcação de seis terras indígenas, informou o Palácio do Planalto.

Os decretos devem ser oficializados em cerimônia pela manhã no Acampamento Terra Livre, evento com indígenas de todo o país na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Há expectativa de que Lula e ministros visitem o acampamento.

“Hoje tenho a alegria de assinar a homologação de seis territórios indígenas. A luta por demarcação dos povos indígenas é uma luta por respeito, direitos e proteção da nossa natureza e país. Estamos avançando”, escreveu Lula em uma rede social.

Serão oficializadas as seguintes terras indígenas:

  • Arara do Rio Amônia (AC), do povo Arara
  • Kariri-Xocó (AL), do povo Kariri-Xocó
  • Rio dos Índios (RS), do povo Kaingang
  • Tremembé da Barra do Mundaú (CE), do povo Tremembé
  • Avá-Canoeiro (GO), do povo Avá-Canoeiro
  • Uneiuxi (AM), do povo Maku Nadëb

    Imagem: Terras indígenas demarcadas nesta sexta pelo governo Lula

    Segundo o governo, as primeiras demarcações do terceiro mandato de Lula encerram um período de cinco anos sem homologações.

    A homologação da demarcação, feita por decreto assinado pelo presidente da República, é o último ato antes do registro formal da terra indígena.

    Conforme o governo, desde 2018, ainda na gestão de Michel Temer, que não são feitas demarcações no Brasil. O ex-presidente Jair Bolsonaro destacava em discursos que não demarcou terras indígenas.

    O governo também anunciou a assinatura dos decretos de instituição do Comitê Gestor da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental em Terras Indígenas (PNGATI) e a recriação do Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI), além de R$ 12,3 milhões para compra de insumos, ferramentas e equipamentos para casas de farinha de comunidades Yanomami.

    Compartilhar

    Rodrigo Martins

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Next Post

    Agro é Fogo

    qua maio 3 , 2023
    Texto: Midia Indígena Oficial (instagram) Sem demarcação ancestral, não há democracia! 📸 @ludpereiira | Articulação Agro é Fogo A Articulação Agro é Fogo esteve no Acampamento Terra Livre para se somar à luta pelo direito ao futuro e ao anúncio originário. Como é documentado em nosso Dossiê Agro é Fogo, os povos […]

    Você pode gostar: