Lançamento do primeiro Boletim do Observatório das Eleições Indígenas

4
Texto: Observatório das Eleições Indígenas – retirado do blog: https://observatoriodaseleicoesindigenas.blogspot.com/

Nesse nosso primeiro boletim, pretendemos trazer as informações gerais encontardas na primeira etapa da nossa pesquisa. Buscamos os dados sobre candidaturas indígenas no Pará e no Amazonas seguindo a auto-declaração que é apresentada pelos próprios candidatos quando se registram no TSE. A APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) organizou um site com dados de candidaturas indígenas em todo o Brasil (https://campanhaindigena.info/ ). Em seu levantamento, eles mencionam que os três grupos indígenas com maior número de candidatos são os Kaingang, os Makuxi e os Tikuna.

Nossa iniciativa está buscando compreender e dar visibilidade ao fenômeno das candidaturas indígenas. Compreender o interesse, as alianças e as estratégias representadas por essas candidaturas. Selecionamos os estados do Pará e Amazonas para nossa abordagem devido à presença de membros do projeto nesses Estados, o que facilitará nossos contatos com candidatos e entrevistas.

Queremos destacar que a ausência de candidaturas indígenas em um município não significa necessariamente ausência de candidatos mas ausência de auto-declaração.

Municípios em branco são aqueles onde não há candidatos indígenas autodeclarados. As cores azuis mais escuras são aquelas onde há maior número de candidatos indígenas.

1º mapa*

    Imagem: reprodução redes sociais

     

    2º mapa*

        Imagem: reprodução redes sociais

         

        *Os dados usados para a elaboração dos mapas podem ser consultados no site do TSE, no endereço: <https://sig.tse.jus.br/ords/dwapr/r/seai/sig-eleicao/home?session=120457761221204>.

         

        Fonte: https://observatoriodaseleicoesindigenas.blogspot.com/

        Compartilhar

        Rodrigo Martins

        4 thoughts on “Lançamento do primeiro Boletim do Observatório das Eleições Indígenas

          1. Correção feita, havíamos colocado antes de postar a noticia que a fonte era do observatório das eleições indígenas, mas havíamos esquecido de linkar. Erro corrigido e pedimos mais uma vez perdão pelo erro. Atenciosamente, equipe opierj

          1. Correção feita, havíamos colocado antes de postar a noticia que a fonte era do observatório das eleições indígenas, mas havíamos esquecido de linkar. Erro corrigido e pedimos mais uma vez perdão pelo erro. Atenciosamente, equipe opierj

        Deixe um comentário

        O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

        Next Post

        Censo 2022: Alfabetização sobe entre indígenas, mas segue menor que a média nacional

        sáb out 5 , 2024
        Texto:  Caio Belandi | Arte: Licia Rubinstein e Helena Pontes/ Editoria: IBGE Destaques Em 2022, 84,9% (1,0 milhão) das 1,2 milhão de pessoas indígenas de 15 anos ou mais de idade eram alfabetizadas. Apesar de representar um aumento na comparação com 2010, quando foi de 76,6%, ficou abaixo da média […]

        Você pode gostar: