Indígenas inscritos no Enem crescem quase 90%; serão 37 mil candidatos

Texto:  Vitor Mendes* – estagiário da Rádio Nacional – Agência Brasil

Mais de 37 mil estudantes que se inscreveram no Enem, Exame Nacional do Ensino Médio de 2025, se autodeclararam indígenas. O número representa um aumento de quase 90% comparado com a edição de 2022 do exame, que registrou quase 20 mil inscrições desse grupo.

Os estados que mais tiveram inscritos confirmados autodeclarados indígenas foram Amazonas com mais de 6,7 mil, seguido por Pernambuco, com mais de 4,5 mil, e Bahia, com 3.450.

Quase 56% dos inscritos confirmados são do sexo feminino, contra 44% do sexo masculino.

Mais de 16 mil estudantes autodeclarados indígenas estão cursando o último ano do ensino médio, o número é o dobro do registrado na edição de 2022. Outros 14 mil inscritos afirmaram que já concluíram o ensino médio.

Os números são do Painel Enem que reúne dados estatísticos do exame.

O Enem vai ser aplicado nos próximos dias 9 e 16 de novembro em todo o Brasil, com exceção das cidades paraenses de Belém, Marituba e Ananindeua. Por causa da realização da COP 30, Conferência da ONU sobre mudanças climáticas, as provas nesses municípios vão ser aplicadas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.

Compartilhar

Rodrigo Martins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Abertas as inscrições para o prêmio Mre Gavião para comunicadores indígenas

sex ago 15 , 2025
Texto: MPI Estão abertas as inscrições para o Prêmio Mre Gavião: Fortalecimento da comunicação indígena, promovido pelo Ministério dos Povos Indígenas (MPI). Comunicadores e fotógrafos indígenas de todo o país têm até o dia 29 de agosto para realizar sua inscrição. Serão 45 trabalhos autorais premiados em nove diferentes categorias, […]

Você pode gostar: