Cacique Roani será homenageado em 50 cidades brasileiras pelo Dia Mundial do Meio Ambiente

Texto: Mídia Guarani Mbya (instagram)

 

    Foto: Fernando Frazão/ Fonte: Rede Brasil Atual

    Uma das principais lideranças indígenas do país, o cacique Raoni Metuktire, será homenageado nesta semana que marca os 50 anos do Dia Mundial do Meio Ambiente.

    Mais de 50 cidades brasileiras, incluindo 24 capitais, receberão lambes de seis metros quadrados com a imagem da liderança, feitos pelos artivistas Raul Zito e Matsi, neto de Raoni. A homenagem incluirá também projeções do cacique em oito localidades das cidades de São Paulo, Recife, Tefé (AM) e Belo Horizonte.

    Raoni teve protagonismo no período de construção da Constituição Federal, promulgada em 1988, para garantir os direitos dos povos originários.

    “Serão mais de 50 cidades participando desse projeto que é ‘raonizar’ as cidades para que a gente valorize sua luta. Queremos valorizar essa figura tão importante historicamente para a proteção dos territórios indígenas, das florestas e da vida do Brasil e da Terra”, destaca a coordenadora do projeto, Jonaya de Castro.

    Compartilhar

    Rodrigo Martins

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Next Post

    O índio no cinema brasileiro e o espelho recente

    sáb jun 4 , 2022
    Fonte: Site Monstro dos Mares e reproduzido pelo site CEDEFES   Imagem: Site Monstro dos Mares R$32,00 Em O índio no cinema brasileiro e o espelho recente, Juliano aborda a representação de personagens indígenas no cinema ficcional brasileiro, fornecendo de um levantamento dos filmes que apresentam tais personagens. Esse levantamento começa […]