Atividade extensionista promove troca de saberes sobre astronomia Guarani e aproxima a universidade de povos originários

    Imagem: Alunos Guarani – Fonte: Kelly Russo (acervo pessoal)

    Um grupo de aproximadamente 40 pessoas do Colégio Estadual Guarani Karai Kuery Renda, de Angra dos Reis (RJ), participou nesta terça, dia 27/06/23, das atividades organizadas pelo Núcleo de Estudos sobre Povos Indígenas, Interculturalidade e Educação (Nepiie-FEBF), na UERJ Maracanã e no Museu de Ciencia e Vida de Duque de Caxias.

    Fez parte do roteiro, conhecer o Campus Maracanã da Uerj, uma visita guiada ao estádio do Maracanã (sonho antigo dos Guarani, que amam Futebol! :-), conheceram a exposição “Independência Cabocla”, organizada pelo prof. @Nielson Bezerra e participaram de uma sessão do planetário “Céu Guarani” no Museu Ciência e Vida de Duque de Caxias, com a astrônoma e pesquisadora das constelações Guarani Mbya, @Caroline de Assis.

    A profa. Kelly Russo, quem trabalha há mais de 20 anos com povos indígenas e coordena o projeto de extensão, explica que a programação teve como objetivo central estimular o interesse dos adolelescentes e jovens Guarani Mbya em pesquisas sobre a sua própria cultura e sobre a história de sua comunidade, além de fortalecer a relação entre universidade e escola indígena. “Muitos dos adolescentes e jovens Guarani Mbya não sabiam que seu povo desenvolveu varios conhecimentos sobre astronomia! Esse evento envolve estudantes e professores Guarani Mbya na valorização e na recontrução dessas informações junto a sua comunidade”, comenta.

      Imagem: Alunos Guarani – Fonte: Kelly Russo (acervo pessoal)

      O apoio da @Direção da FEBF, da @Superintendência da UERJ, da @Secretaria Municipal de Ação Social de Angra dos Reis, da equipe do @Museu de Ciência e Vida de Duque de Caxias e de estudantes e bolsistas envolvidos na proposta foram fundamentais para a realização da atividade.

       

      Compartilhar

      Rodrigo Martins

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Next Post

      Unicentro tem 30 indígenas matriculados em seus cursos de graduação

      seg jul 10 , 2023
      Texto: UNICENTRO Eles frequentam os cursos de Administração, Arte, Enfermagem, História, Medicina, Pedagogia e Psicologia  Imagem: Jociele,  Potestino Gabriel e Daniele (reprodução site G1) “A valorização da nossa identidade, dos povos tradicionais, de estarem em uma universidade é fruto da luta de nós, indígenas, de estar nas universidades”. A avaliação […]

      Você pode gostar: