Texto: Funai (site)
Para promover o desenvolvimento cultural, a produção de conhecimento e a disseminação e democratização do acesso à cultura brasileira sob a temática dos povos indígenas, foi assinado nesta quinta-feira (3), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT). O acordo foi firmado entre a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a Fundação Biblioteca Nacional (FBN), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). A assinatura ocorreu no Rio de Janeiro (RJ) e o documento terá vigência de dois anos, podendo ser prorrogado mediante a celebração de aditivo.
Por meio do ACT, serão executadas atividades conjuntas de caráter educativo, técnico, científico e cultural ligadas à produção, preservação, disseminação e acesso da cultura dos povos indígenas, tanto por parte do Museu do Índio (Museu/Funai) quanto pela Fundação Biblioteca Nacional.
A presidenta da Funai, Joenia Wapichana, assinou o acordo juntamente com o presidente da FBN, Marco Lucchesi, durante agenda na Fundação Biblioteca Nacional. Segundo Joenia, as ações previstas no ACT irão valorizar e promover tanto a literatura indígena como a ciência indígena. “Estamos demarcando espaços para a valorização dos direitos dos povos indígenas”, afirmou.
Para Lucchesi, trata-se de um acordo histórico firmado entre duas instituições que valorizam os saberes dos povos indígenas. “É um encontro de virtualidades e republicano que marca a construção de um futuro mais justo em relação ao que não foi feito no passado”, enfatizou.
Ao Museu/Funai e à FBN caberá disponibilizar os seus espaços físicos, localizados no Rio de Janeiro, para a realização das atividades previstas no ACT. E, ainda, disponibilizar colaboradores tecnicamente qualificados para orientar, desenvolver e acompanhar as ações relacionadas ao acordo.
A assinatura do Acordo de Cooperação Técnica faz parte da programação da agenda que a Diretoria Colegiada da Funai (Dircol) cumpre no Rio de Janeiro nesta quinta-feira e na sexta-feira (4). Pela manhã, houve reunião com os servidores do Museu/Funai. Na ocasião, a presidenta Joenia Wapichana informou as prioridades da atual gestão e as medidas para reabrir as instalações da instituição.
Acompanham a agenda as diretoras de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável, Lucia Alberta Andrade; de Administração e Gestão (DAGES), Mislene Metchacuna; do Museu/Funai, Fernanda Kaingang; e a chefe de gabinete da Presidência, Marinete Cadete.