Conheça o projeto “Caminhos de Abya Yala”

1

Texto: Alessandra Seixlack (Professora Adjunta de História da América – UERJ)

    Imagem: Canal Oficial do “Caminhos de Abya Yala” (Youtube)

    Vinculado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e ao Laboratório de Pesquisa e Práticas de Ensino em História, “Caminhos de Abya Yala” surgiu no ano de 2023 junto à proposta de pensar como os intelectuais indígenas promovem questionamentos sobre o cenário histórico atual e a agenda política dos Estados nacionais, assim como ponderam sobre as narrativas eurocêntricas que conformam a chamada história universal e sobre o papel exercido pela ontologia moderna na negação da alteridade indígena.

    O projeto utiliza entrevistas de história oral, organizadas por temporadas, eixos temáticos e perguntas semiestruturadas, envolvendo pessoas indígenas de distintas origens e cuja atuação na esfera pública é reconhecida por suas comunidades. A primeira temporada de “Caminhos de Abya Yala”, gravada em 2023, teve como eixo central o Antropoceno. Já a segunda temporada, que será lançada ao longo do segundo semestre de 2024, debruçou-se sobre a temática da identidade indígena.

    No primeiro episódio da 2a temporada, entrevistamos Edson Kayapó, do povo Mebêngôkre. Contamos também com a participação de Aline Kayapó.

    Clique aqui e confira na íntegra o primeiro episódio da nova temporada

    Compartilhar

    Rodrigo Martins

    One thought on “Conheça o projeto “Caminhos de Abya Yala”

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Next Post

    Círculo Sagrado Feminino - 29/08 (Aldeia Maracanã)

    qua ago 21 , 2024
    Texto: Aldeia Maracanã (instagram oficial) Imagem: (Reprodução do instagram oficial da Aldeia Maracanã) O Ciclo Sagrado Feminino acontece sempre durante a lua cheia. A lua rege os ciclos das águas da terra e de nosso corpo- território sagrado gerador de vidas. O corpo da terra e nosso corpo são um […]

    Você pode gostar: