Confira como foi a Roda de Conversa com o CEI (Coletivo de Estudantes Indígenas) da UERJ

Texto: Rodrigo Martins Chagas (PROINDIO/UERJ)

    Imagem: Acervo PROINDIO/UERJ

    Hoje (19/03), na faculdade de Educação da UERJ/Maracanã (sala RAV 124), tivemos o evento: “Roda de Conversa: Os Indígenas de diferentes contextos e a dificuldade de acesso e de permanência na Universidade”. Na primeira parte do encontro, a Professora Dr.ª Kelly Russo explicitou sobre o acesso e permanência de indígenas na Universidade, trazendo tópicos importantes para o debate como a questão da população indígena rescenceada; dados sobre a população indígena no Rio de Janeiro e suas respectivas aldeias; Critérios para o acesso à política de cotas na UERJ; os desafios para a permanência indigena na universidade entre outros assuntos pertinentes à temática.

    O evento contou também com a participação do CEI (coletivo de estudantes indígenas da UERJ) que falaram suas experiências e desafios enquanto indígenas e estudantes universitários, além é claro de divulgarem algumas de suas produções feitas em parceria com o NEPIIE (UERJ/FEBF) e PROINDIO (UERJ), coordenados pelas professoras  Kelly Russo e Leticia de Luna respectivamente.

    Agradecemos a todos pela participação no dia de hoje.

       

        Imagens: Acervo PROINDIO/UERJ

        PS: Clique aqui e conheça o do canal oficial do NEPIIE no Youtube onde estão todos os episódios com as estudantes universitárias do coletivoYandé Iwí Mimbira’, que significa “Nós filhos(as) da Terra” em língua Nheengatu.

         

         

        Compartilhar

        Rodrigo Martins

        Deixe um comentário

        O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

        Next Post

        Capes e CNPQ debatem ampliação de indígenas em editais de pesquisa

        seg mar 25 , 2024
        Texto: Ana Pastana – Da Agência Cenarium (site AGÊNCIA CENARIUM, Copyright © AGÊNCIA CENARIUM) Cotas indígenas entram em pauta em debate entre Capes e CNPq (Composição de Paulo Dutra/Agência Cenarium) MANAUS (AM) – Entidades nacionais de pesquisa como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação […]

        Você pode gostar: