Texto: Equipe Canal Integração (Youtube)

    Imagem: Programa Visibilidade Indigena – Canal Integração (Youtube)

    O programa Visibilidade Indígena, do canal Integração no Youtube apresentado por Leticia Fontoura, recebeu na última quinta-feira (09/03/2023)  as seguintes convidas:

    Carolina Potiguara  (Indígena de ascendência Potyguara da Paraíba e vive atualmente em Contexto Urbano. Possui Licenciatura em História pela UFF-Rio e concluiu o Mestrado Profissional no Museu Nacional, no Departamento de Lingüística ‘PROFLLIND – UFRJ’, em 2020. Suas pesquisas acadêmicas tiveram continuidade sobre as seguintes temáticas, políticas lingüísticas, Identidades étnicas, territórios culturais, processos de auto- afirmação, processos de reconstrução de identidades, linguística, sustentabilidade, saberes dos povos originários, formas de construção bioclimáticas, artes indígenas brasileiras, entre outras. Além de sua formação acadêmica inicial, atua como contadora de histórias e arte educadora, oferecendo oficinas e palestras sobre arte indígena. Oferece formação aos profissionais de educação para atuarem com as diretrizes e orientações pedagógicas da lei 11.645/2008, no Instituto AEQUOR UFF Maricá ECOBASES. É oficineira da plataforma PROINICIAR UERJ 2021/2022, atua como assessora educacional na Gerência de Educação Ambiental no setor de ensino da SME-Maricá, e também participa do circuito cultural nas feiras de artesanato. Participa do Conselho Gestor de Políticas Indígenas (REDE CEDIND RJ), da Rede Grumim e da AIAAM),

    Barbara Flores Borum-Kren (Mãe, dançarina, professora e escritora. Graduada em Turismo com especialização em educação ambiental e sustentabilidade; Mestre e Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente; É ativista indígena com pertencimento no povo Borum-Kren; Membra Fundadora do Movimento PluriNacional Wayrakuna; integrante do Grupo de Pesquisa Wayrakuna/ UNEB; vice-presidente da Associação da Comunidade Indígena Borum-Kren; membra do GT Bem-Viver da Associação Multiétnica Wyka Kwara; compõe o coletivo de escritoras do Mulherio das Letras Indígenas; jovem cientista da Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara)

    Miryám Hess (Bacharelado e Licenciatura em Ciências da Terra. Mestrado em Energia. Promotora Legal Popular. Suplente do Presidente do II Conselho de Gestão da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde (Programa MAB/UNESCO). Conselheira no Conselho da Rede GRUMIN de Mulheres Indígenas que é presidido por Eliane Potiguara. Ativista em: DHs, Meio Ambiente, Questões Etno Raciais, Aliança de Parentesco, Reforma Agrária, Movimento Indígena, Movimento Negro, Movimento Quilombola e Movimento de Paz) para falar sobre as mulheres indígenas, suas conquistas após anos de silêncio e apagamento.

    Para assistir o programa na íntegra, clique aqui

    Compartilhar

    Rodrigo Martins

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Next Post

    Encontro inédito dos Ashaninkas com os caiapós mostra troca de saberes na educação, medicina e proteção territorial

    seg mar 13 , 2023
    Texto: Daniel Biasetto, Enviado Especial (Jornal O Globo) Imagem: Ashaninka mostra o plantio de árvores frutíferas a Caiapó: Foto: (Domingos Peixoto) Em contraste com as tragédias que assolam os ianomâmis e os guarani kaiowá na luta pelo seu território, um oásis de floresta protegida e com fartura de alimentos desponta […]

    Você pode gostar: