Texto: Facebook Comissão Pró-Índio de São Paulo

    Imagem (Comissão Pró- Índio de São Paulo- facebook)

     

    Universidades reconhecem a importância de dois grandes pensadores indígenas com títulos de Doutor Honoris Causa!

    Ailton Krenak, liderança, filósofo e ativista, receberá o título da Universidade de Brasília (UnB), em homenagem que acontece hoje (12) às 16h30. A cerimônia será transmitida pelo canal da universidade no YouTube.

    Conforme noticiou o @brasildefato, o título foi aprovado pelo Conselho Universitário da UnB em dezembro de 2021. Na ocasião, o vice-reitor Enrique Huelva, disse que “Krenak é um filósofo imprescindível para este momento. Ele acrescenta novas ontologias que transcendem a divisão entre a natureza e o ser humano”. A data para a homenagem foi escolhida em referência ao lançamento oficial da Aliança dos Povos da Floresta ocorrida em 12 de maio de 1989, sob a liderança de Krenak e Chico Mendes.

    Já Davi Kopenawa, liderança e xamã Yanomami, presidente da Hutukara Associação Yanomami, além de autor e roteirista de produções culturais, receberá o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Um dos autores da aclamada obra “A Queda do Céu”, ele será a primeira pessoa homenageada com tal título pela universidade paulista!

    Compartilhar

    Rodrigo Martins

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Next Post

    Ocupação pacífica de povos indígenas luta por retomada no Parque Estadual Cunhambebe, Rio de Janeiro

    sáb maio 14 , 2022
    Fonte da matéria: Fernando Sato (site Jornalistas Livres) A UNI – União Nacional Indígena aponta para várias irregularidades na administração do Parque Imagem ( Fernando Sato/site Jornalistas Livres) Mais de 400 indígenas de 26 nações diferentes, ocuparam em conjunto com a União Nacional Indígena – UNI, na noite de 11 […]

    Você pode gostar: