Texto: Jornal da USP (site)
Cursos abordam áreas de antropologia, audiovisual, direitos humanos, história e linguística; entre os temas, estão o primeiro século da colonização da América, que envolveu a construção da categoria de “selvagem”, até assuntos atuais, como a cultura Yanomami
Imagem: Fotomontagem com imagens de divulgação e de Cecília Bastos/USP Imagens
O Serviço de Cultura e Extensão Universitária da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP realiza o projeto Abril FFLCH 2023: temáticas indígenas, oferecendo 630 vagas gratuitas em nove cursos de difusão, todos ministrados de forma on-line. Os cursos têm carga variada de 4 a 9 horas de duração e ocorrem neste mês, a partir do dia 17 de abril. A inscrição pode ser realizada no período de 6 a 12 de abril, pelo Sistema Apolo da USP.
Os cursos abordam áreas de antropologia, audiovisual, direitos humanos, história e linguística. Entre os temas, estão o primeiro século da colonização da América, que envolveu a construção da categoria de “selvagem”, até assuntos atuais.
“É a primeira vez que teremos um evento de extensão exclusivo sobre essa temática. Certamente é uma grande deficiência e com esse evento almejamos dar início a uma tradição de oferecimento desses cursos”, informa o Serviço de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH. De acordo com Danilo Ferreira, organizador do projeto, é notório que o interesse pelas questões indígenas vem ganhando relevância social, sobretudo após a tragédia humanitária entre os yanomamis. “E foi pensando nisso que criamos esse evento, para dar visibilidade às nossas pesquisas nessa área e contribuir com esse debate tão importante”, conta Ferreira.
Clique no título dos cursos abaixo para acessar todas as informações:
- A construção da categoria de selvagem: entre Portugal e o Brasil
- A judicialização da demarcação de terras indígenas no Brasil
- Formação em antropologia e atuação profissional: alternativas em torno de temáticas indígenas
- Intérpretes indígenas na história do Brasil
- O céu desabando: a destruição do mundo yanomami
- Por uma linguística descolonial – fundamentos e estudo de caso
- Povos indígenas no currículo da cidade de São Paulo
- Presença indígena no Brasil: uma introdução
- Tekocâmera: cosmologias e territórios nos cinemas indígenas
Inscrição
A inscrição no curso de interesse pode ser realizada no período de 6 a 12 de abril, pelo Sistema Apolo, selecionando a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (São Paulo) para visualizar os cursos com inscrições abertas. Após selecionar o curso de interesse, a pessoa deverá informar o CPF para participar do sorteio. Sendo sorteada, será automaticamente matriculada no curso escolhido.
Os ministrantes do curso farão todo o contato por e-mail. Estudantes que tiverem 75% de frequência mínima poderão obter certificados de conclusão emitidos pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP.
Saiba mais: https://sce.fflch.usp.br