Pesquisadores do PROÍNDIO visitam o Museu da Cultura Puri

1

Texto: Rodrigo Martins Chagas (equipe Proindio- UERJ)

Na última quarta-feira (05/07), os pesquisadores do Programa de Estudos dos Povos Indígenas (Proíndio/Uerj) Rodrigo Martins, Ana Beatriz Botelho, Damires dos Santos França e Pedro Douglas da Silva visitaram o Museu da Cultura Puri, localizado na chamada “aldeia vertical”, no bairro do Estácio, no Rio de Janeiro. Criado em 2023 e coordenado desde então pelo professor, escritor e contador de histórias Dauá Puri em sua própria residência, o museu possui em seu acervo mais de 100 peças, entre desenhos, pinturas, livros, artesanato e instrumentos musicais.

O grupo foi recebido por Dauá com uma apresentação do museu, da sua história e a do povo Puri, que durante muito tempo foi considerado extinto, fazendo com que o museu se constituísse como uma forma de resistência. Entre as exposições expostas, temos: “Grafismo Puri”, “Niguara” e “A História Revisitada”. 

O horário de funcionamento do museu é às terças e quintas, mediante agendamento prévio por meio do site oficial do museu: https://www.museudaculturapuri.com/

Mais informações sobre a presença histórica e contemporânea dos Puri podem ser encontradas no site do Observatório da Presença Indígena no Estado do Rio de Janeiro (OPIERJ): www.opierj.org.

  Galeria de Imagens:

          Imagem: Equipe visitando o Museu da Cultura Puri/Acervo do museu (Proindio, julho de  2023)

           

           

           

           

          Compartilhar

          Rodrigo Martins

          One thought on “Pesquisadores do PROÍNDIO visitam o Museu da Cultura Puri

          Deixe um comentário

          O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

          Next Post

          Será realizado no dia 14 de julho o Seminário “Direito dos Povos Indígenas Aldeados no estado do Rio de Janeiro”. O evento acontecerá na OAB/RJ, a partir das 17h.

          qui jul 13 , 2023
          Texto: reprodução redes sociais Imagem: reprodução opierj O seminário é promovido pelas Comissão de Caciques do estado através Associação Comunitária Indígena Guarani da Aldeia Rio Pequeno, (ACIGARPI), com produção da Aracy Comunidades e apoio da OAB/RJ. Objetivo do evento Trazer Visibilidade sobre a situação das políticas públicas do estado. Fazer […]

          Você pode gostar: