Será realizado no dia 14 de julho o Seminário “Direito dos Povos Indígenas Aldeados no estado do Rio de Janeiro”. O evento acontecerá na OAB/RJ, a partir das 17h.

Texto: reprodução redes sociais

    Imagem: reprodução opierj

    O seminário é promovido pelas Comissão de Caciques do estado através Associação Comunitária Indígena Guarani da Aldeia Rio Pequeno, (ACIGARPI), com produção da Aracy Comunidades e apoio da OAB/RJ.

    Objetivo do evento
    Trazer Visibilidade sobre a situação das políticas públicas do estado. Fazer denúncias e criar pontes entre os agentes de transformação que estão fora da das comunidades.

    Presenças confirmadas
    Ministério dos Povos Indígenas.
    Ministério da Saúde
    FUNAI
    MPF
    Desembargadora Ivone Caetano Diretora de Igualdade Racial da OAB-RJ
    SINPRO
    SINTURFRFJ
    NIDES
    Comissão Guarani Yvyrupa
    Presidência da OAB
    PPDDH
    Movimento Baía Viva
    Dep Estadual Marina do MST
    Dep Federal Reimont
    Ver Thais Ferreira

    Na ocasião serão lançados os livros
    Diretrizes de Políticas Públicas para as aldeias do estado do Rio de Janeiro.
    Este livreto são os resultados de um ano de projeto contendo o diagnóstico dos equipamentos públicos disponíveis nas aldeias, bem como as diretrizes que as comunidades desejam para tais equipamentos.

    Livro aprendendo juntos, uma cartilha sobre o congresso.
    De autoria de Solange Ferreira Alves, com o objetivo de apresentar o que é o congresso nacional, a Câmara de Deputados Federais e o Senado, mostrar quais são os mecanismos sociais possíveis nesses espaços e suas atribuições para com a democracia e os direitos dos povos indígenas.

    Sobre a ACIARP
    A Associação Comunitária Indígena do Guarani do Rio Pequeno é uma organização comunitária indígena que nasceu no dia 16 de julho do ano de 2013 no território da Aldeia do Rio Pequeno. Ela é composta pelos povos Guarani Mbyá e Nhandeva através de alianças de casamento entre esses povos, está situada no Rio Pequeno, no município de Paraty no estado do Rio de Janeiro composta por aproximadamente 43 pessoas e que ocupa cerca de 8 hectares. A Associação foi formada com o intuito de proteção do território e preservação de sua cultura dos moradores da aldeia, já que o mesmo foi oficialmente reconhecido no ano de 2017 e ainda está em processo de demarcação total, constantemente o Tekohá Dje’y ainda é alvo de ataques violentos de grileiros, especuladores do mercado imobiliário e fazendeiros que não reconhecem e nem respeitam as lutas e os direitos indígenas.

    Endereço da OAB-RJ
    Marechal Câmara, 150.

    Compartilhar

    Rodrigo Martins

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Next Post

    Ao lançar primeira Constituição em língua indígena, presidente do STF e do CNJ destaca momento histórico para o Brasil

    qui jul 20 , 2023
    Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF   A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Rosa Weber, lançou nesta quarta-feira (19) a primeira Constituição brasileira traduzida para a língua indígena – o Nheengatu. A cerimônia foi realizada na maloca da Federação das Organizações Indígenas do Rio […]

    Você pode gostar: