Línguas maternas kambeba e nheengatu entram no currículo educacional de escolas indígenas de Manaus

Línguas indígenas já serão trabalhadas a partir deste ano de 2022, com duas horas semanais em todas as séries do ensino fundamental.

G1 AM

Línguas maternas kambeba e nheengatu entram no currículo educacional de escolas indígenas de Manaus
    Professora e aluno em escola indígena de Manaus. — Foto: Divulgação

    A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Manaus aprovou a inclusão das línguas maternas kambeba e nheengatu como matéria no currículo educacional das escolas municipais indígenas.

    A aprovação foi publicada na edição n° 5.257, do Diário Oficial do Município (DOM), da última quinta-feira (6). O objetivo da proposta é subsidiar a língua aos profissionais indígenas de educação envolvidos nessa modalidade de ensino.

    Outro intuito é interagir com a comunidade escolar de Manaus sobre o desenvolvimento de saberes e práticas específicas à educação escolar indígena na etapa da educação básica.

    Para o subsecretário de Gestão Educacional, Carlos Guedelha, a aprovação vai contribuir bastante para a valorização da cultura e da identidade dos falantes nativos.

    De acordo com ele, as línguas indígenas kambeba e nheengatu já serão trabalhadas a partir deste ano de 2022, com duas horas semanais em todas as séries do ensino fundamental.

    De acordo com a gerente de Educação Escolar Indígena, Giovana de Oliveira Ribeiro, o componente curricular é uma reivindicação das quatro escolas indígenas. Ao longo desse tempo as escolas trabalhavam apenas um projeto pedagógico diferenciado, junto ao currículo municipal.

    Com a aprovação do componente curricular de língua indígena os alunos terão a oportunidade de estudar a sua língua dentro da escola indígena, informou Giovana.

    .

     

    Compartilhar

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Next Post

    À luz de faróis e lanternas de celulares, indígena de Maricá é a primeira criança do estado vacinada contra a Covid-19

    sex jan 14 , 2022
    Imunizada é uma menina de 8 anos, da aldeia Guarani Mata Verde Bonita (Tekoa Ka’Aguy Ovy Porã), no bairro de São José do Imbassaí. Município recebeu 820 doses da Pfizer Rafael Nascimento de Souza (O Globo)   A indígena Yva Mirim Sophia Nunes da Silva Oliveira, de 8 anos, foi […]

    Você pode gostar: