Lançamento do livro “Yvyrupa: a sabedoria Mbya Guarani, desconstruindo preconceitos e transformando Maricá”

Texto: Manuella Alvez ( Estudante de Comunicação Social e Pesquisadora do PROINDIO – UERJ)

    Imagem: Livro “Yvyrupa”/ Reprodução: Redes Sociais

    A construção e o reconhecimento da memória dos povos indígenas são processos que só podem ser alcançados através do fortalecimento de sua própria existência. Nesse contexto, o lançamento do livro “Yvyrupa: a sabedoria Mbya Guarani, desconstruindo preconceitos e transformando Maricá” surge como uma valiosa ferramenta educacional na busca pela valorização da história e da cultura das comunidades Guarani Mbya, localizadas no município de Maricá.

    O livro busca oferecer um panorama das famílias que habitam as aldeias de Maricá, evidenciando a importância do reconhecimento dos territórios das Aldeias Ara Hovy (Céu Azul) e da Ka’aguy Ovy Porâ (Mata Verde Bonita), em Maricá. Repleto de relatos, a obra ilustra a luta dessas comunidades pela demarcação de seus territórios e pela garantia das condições necessárias para vivenciar e praticar seu Nhande Reko, seu modo de ser guarani. Também aborda a relação delas com a cidade de Maricá.

    A organização desta obra é fruto do trabalho conjunto dos(as) pesquisadores(as) e professores(as) Kelly Russo (NEPIIE/FEBF/UERJ), Mariana Paladino (PENESBI/FE/UFF), Daniel Ganzarolli Martins (Rede Municipal de Educação de Maricá) e Martinha Mendonça Guajajara (Rede Municipal de Educação de Maricá e atual diretora da escola indígena Para Poty ), em parceria com as lideranças, equipes escolares e as crianças das duas aldeias, que contribuíram para o sucesso deste projeto.

    O livro estará disponível na seção de Acervo de nossa biblioteca virtual, aqui no site do OPIERJ. Este livro tem como objetivo atingir um público amplo e diversificado, especialmente aqueles interessados pela defesa de direitos indígenas e quem trabalha na educação. Visa oferecer um recurso valioso e atualizado para apoiar a implementação da Lei 11.645/2008, que torna obrigatório o ensino da cultura e história dos povos negros e indígenas. Além disso, busca ressaltar a riqueza da diversidade presente em nosso país e promover práticas pedagógicas que combatam o racismo. Convidamos a todos para a leitura e para ajudar na divulgação desta obra!

    Compartilhar

    Rodrigo Martins

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Next Post

    Festa Cultural em Maricá contará com a participação da equipe PROINDIO UERJ

    seg abr 15 , 2024
    Texto: equipe Opierj/ cronograma do evento: Instagram Oficial Aldeia Mata Verde Bonita A festa cultural que acontecerá  nos dias 19,20 e 21/04  na Aldeia Mata Verde em Maricá (RJ) será repleto de atrações para todos os públicos, entre elas, artesanato, apresentações teatrais e exposição de fotografias. O evento começará a […]

    Você pode gostar: