Cientistas indígenas são premiados por soluções tecnológicas inovadoras

Texto: Redação CicloVivo

A quinta edição do edital Elos da Amazônia – Empreendedorismo Científico Indígena, premiou dois cientistas indígenas por soluções tecnológicas inovadoras que unem sustentabilidade, cultura e negócios. Entre os 55 projetos inscritos para aplicação em cinco estados da Amazônia Legal, os vencedores são Sioduhi Paulino de Lima com o ManioColor e Joeliton Vargas Moraes com o IKABEN.

“A presença indígena nas universidades tem crescido, mas isso ainda não se reflete na absorção no mercado de trabalho. Para mudar esse cenário, o incentivo ao empreendedorismo indígena é fundamental, não apenas para geração de renda, mas também para o fortalecimento das comunidades. O edital visa aperfeiçoar produtos e tecnologias de empreendedores indígenas, estruturando-os para o mercado”, afirma Paulo Simonetti, gestor de Inovação em Bioeconomia do Idesam, ao explicar como serão investidos R$ 2 milhões nos negócios selecionados, promovendo desenvolvimento sustentável e conservação da floresta.

Compartilhar

Rodrigo Martins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Célia Xacriabá é primeira mulher indígena presidenta da comissão de defesa dos direitos da mulher

sex mar 21 , 2025
Texto: Celia Xacriabá (instagram) A PRIMEIRA MULHER INDÍGENA PRESIDENTA DA COMISSÃO DE DEFESA DOS DIREITOS DA MULHER Sou a primeira mulher indígena e a primeira parlamentar do PSOL a presidir a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados. Em meu primeiro ano de legislatura, tive a […]

Você pode gostar: