Assassinatos de Bruno Pereira e Dom Philips “expõem avanço do crime organizado”, segundo Fundação Amazônia Sustentável

Texto: Brasil 247

Entidade condena violência na região e faz denúncia: “a maior parte das mortes termina no anonimato e na impunidade”

 

 

    Imagem: (Foto: REUTERS/Bruno Kelly)- reprodução site 247

    247 – A Fundação Amazônia Sustentável (FAS), que combate o desmatamento e luta pela preservação da biodiversidade na floresta amazônica, classificou os assassinatos do indigenista Bruno Pereira e Dom Philips como um “trágico episódio” que o “expõe o avanço do crime organizado” na região.

    Confira a íntegra da nota divulgada pela entidade:

    NOTA SOBRE A TRAGÉDIA DO JAVARI

    Os brutais assassinatos do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips no Vale do Javari expõem de forma dramática uma realidade que contamina toda a Amazônia: o avanço do crime organizado. Isso ocorre em maior ou menor grau nos diferentes territórios da Amazônia, tanto no Brasil quanto nos demais países da região.

    Infelizmente, esse trágico episódio reflete uma realidade dramática, que resulta em dezenas de mortes de lideranças de povos indígenas, populações tradicionais e ambientalistas, a maior parte delas que termina no anonimato e na impunidade. É urgente uma mudança profunda na gestão pública na Amazônia, desde a narrativa até as ações práticas dos órgãos governamentais. 

    A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) se solidariza com as famílias das vítimas e reforça ser essencial e urgente uma mudança de orientação em favor da defesa da vida humana e da natureza em toda a Amazônia.

    Compartilhar

    Rodrigo Martins

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Next Post

    Dom Phillips: jornalista fazia trabalho voluntário, teve embate com Bolsonaro e sentia 'amor profundo' pela Amazônia

    sáb jun 18 , 2022
    Texto: Site g1 Britânico escrevia para o jornal ‘The Guardian’ e terminava livro ‘Como salvar a Amazônia?’. Segundo a PF, suspeito preso disse que jornalista e o indigenista Bruno Pereira foram assassinados.   Dom Phillips pretendia entrevistar fazendeiros e garimpeiros em seu livro sobre a Amazônia, diz a esposa do […]

    Você pode gostar: