Texto: Midia Ninja (instagram)
Durante a COP 30, Belém será palco de uma exibição especial do documentário “A Queda do Céu”, no dia 13 de novembro, quinta-feira, às 19h, no Instituto Ciência de Arte — edifício histórico localizado na Praça da República. Entrada franca, por ordem de chegada, sujeito a lotação.
O filme será exibido dentro da 10ª Mostra de Cinema da Amazônia ( @mostramazonia), em sessão realizada pelo Instituto Cultural Amazônia Brasil e da Mekaron Filmes ( @mekaronfilmes), em parceria com o Observatório do Clima e Mídia Ninja.
A exibição contará com a presença do líder Yanomami Davi Kopenawa e do diretor Eryk Rocha, que participarão de um debate com o público após a sessão.
Vencedor de 25 prêmios nacionais e internacionais, o documentário teve sua première mundial na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes e acompanha Davi Kopenawa e a comunidade de Watorikɨ durante o ritual Reahu, um dos mais importantes da cultura Yanomami. Dirigido por Eryk Rocha ( @erykaruacrocha) e Gabriela Carneiro da Cunha ( @gabrielacarneirodacunha), o filme é inspirado no livro homônimo escrito por Kopenawa em parceria com o antropólogo francês Bruce Albert, obra essencial para compreender a cosmovisão Yanomami e sua crítica à destruição ambiental provocada pelo avanço da sociedade ocidental.
O longa é uma coprodução Brasil–Itália da Aruac Filmes ( @aruacfilmes), Hutukara Associação Yanomami e Stemal Entertainment, com Rai Cinema, e produção associada francesa da Les Films d’Ici. “A Queda do Céu” chega aos cinemas brasileiros em 20 de novembro, com lançamento internacional previsto também para o mesmo mês, consolidando-se como uma das obras mais importantes da atual safra do cinema documental brasileiro.
