Warao: desafios dos Indígenas Venezuelanos refugiados no Brasil

Radio Cultura de Curitiba ( Facebook)

“Hoje trouxemos comida, amanhã não vai ter”. A ameaça foi feita por um militar brasileiro a indígenas venezuelanos do povo Warao que vivem em um abrigo para refugiados em Boa Vista, Roraima. “Querem nos mudar do abrigo para uma região mais violenta, em ambiente militarizado e, por vezes, de abusos. É viver sem dignidade”, diz um líder Warao.

Essa e outras intimidações feitas nas últimas semanas foram motivadas pela resistência dos indígenas à decisão da Operação Acolhida que foi deflagrada pelo Exército brasileiro desde fevereiro de 2018. A decisão de mudar os Warao do abrigo foi sem antes consultá-los, conforme exige a Convenção 169/OIT.

Programa Observatório Indigenista, com análises da Política Indigenista no Brasil e no mundo, com convidades Eulídio Warao, Gilmara Warao que estão refugiados no Brasil, e Elaine Moreira (Antropóloga, coordenadora do Obind e membro da Cai-Aba).

Apresentação de Cris Tupan (Assistente Social), análises de Ana Zema (Historiadora), Sandra Nascimento (Advogada), Nuno Nunes (Filósofo), João Maurício Farias (Cientista Social) e Fábio Martins (Advogado).

Curta nossas Redes Sociais
Youtube – https://www.youtube.com/c/ObservatorioIndigenista
Facebook – https://www.facebook.com/observatorioindigenista
Twitter – https://twitter.com/oindigenista
Spotify – https://open.spotify.com/show/1MXdgZogpbroOaY8et9NoK
Site – https://observatorioindigenista.wordpress.com

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Evento "Brasil Indígena 22"

qua abr 20 , 2022
Durante todo esse mês a Aldeia Marakanã, situada ao lado do célebre estádio de futebol na cidade do Rio de Janeiro, estará sediando o evento “Abril Indígena”. Com uma programação especial – que teve início no dia 02/04 e segue até 30/04 – o público terá a oportunidade de participar […]

Você pode gostar: