O PROJETO

O PROJETO

O Observatório da Presença Indígena no Estado do Rio de Janeiro (OPIERJ) é desenvolvido pelo Programa de Estudos dos Povos Indígenas (PROÍNDIO) na Faculdade de Educação da UERJ e pelo Núcleo de Estudos sobre Povos Indígenas, Interculturalidade e Educação (NEPIIE) na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (UERJ-Duque de Caxias). O OPIERJ e tem por objetivo principal construir e analisar um banco de dados (em hipermídia) sobre a presença e a qualidade de vida da população indígena no Estado do Rio de Janeiro. 

Segundo o censo de 2000 (IBGE), a população indígena no estado era de 35.934 pessoas, e na capital de 15.622 pessoas. No censo de 2010, constatou-se uma diminuição significativa dos números por conta do decréscimo do número de indígenas nas cidades do Rio de Janeiro, assim como no resto do país, havendo no estado 15.894 indígenas e na capital 6.764 indígenas. Na relação entre cidades e territórios indígenas, entretanto, a situação é reveladora. Dos 15.894 indígenas do Estado do Rio de Janeiro, 450 estão em territórios indígenas e 15.444 em cidades. Nos maiores municípios da Região Metropolitana, a população indígena soma 11.961 pessoas, ou 75,25% do total da população indígena do estado (a capital detém 44,6% do total do estado). Embora seja o segundo estado mais rico do país, o Rio de Janeiro é um dos piores em atendimento à população indígena.

Diante desse cenário e da escassez de pesquisas sobre a população indígena no estado, o Observatório busca promover o conhecimento de suas realidades socioculturais e suas múltiplas interações em contexto urbano, assim como a implementação da Lei nº Lei 11.645/2008, que incluiu no currículo oficial da rede escolar a obrigatoriedade do ensino de história e cultura indígena. Para tanto, o projeto possui duas linhas de pesquisa: a) Presença indígena histórica até a primeira metade do séc. XX; e b) Presença indígena contemporânea, a partir da segunda metade do sec. XX, atravessada por questões relativas à saúde, moradia, educação e cultura.

Ao longo dos anos, o Proíndio/UERJ vem desenvolvendo diversas iniciativas que conjugam a produção do conhecimento científico sobre as sociedades indígenas e a promoção deste saber para além dos muros da universidade. A parceria com o NEPIIE-FEBF vem reforçar o propósito de construção de parcerias para o enriquecimento e a atualização do banco de dados do Observatório. E expressa o desejo de continuar oferecendo a profissionais das redes de ensino, pesquisadores(as), agentes estatais e à sociedade em geral informações e materiais estratégicos para a ampliação dos conhecimentos sobre história e cultura indígena e a promoção dos direitos humanos no Estado do Rio de Janeiro. 

Compartilhar