PF i IBAMA destroem máquinas de garimpo perto de terras indígenas no Pará

Texto: Midia India (instagram)

    Imagem: reprodução midia india (instagram)

    A Polícia Federal e o Ibama destruíram duas máquinas de garimpo localizadas às margens das terras indígenas Ituna-Itatá e Arará Volta Grande do Xingu, entre os municípios de Altamira e Senador José Porfírio, no sudoeste do Pará.
    A ação ocorreu neste último sábado (4) com objetivo de reprimir a extração ilegal de ouro na região chamada de “Garimpo Itatá”. Ninguém foi preso.
    Uma escavadeira hidráulica e um motor estacionário foram inutilizados porque não seria possível a retirada dos equipamentos em segurança. Os responsáveis pelas máquinas haviam fugido antes da chegada da operação.

    Investigação

    A região conhecida por “Garimpo Itatá” recebe historicamente exploração de minério de ouro. Imagens obtidas entre novembro de 2022 e janeiro de 2023 mostram supostas atividades garimpeiras sem observação da legislação vigente.

    Com base nessas informações, equipes da PF e do Ibama se deslocaram ao local em dois helicópteros para fazer incursões na área e identificar pontos de extração ilegal de ouro.
    A operação é resultado de um inquérito que continua em andamento, para identificar os responsáveis pelo crime ambiental. Os envolvidos podem responder criminalmente.

    Compartilhar

    Rodrigo Martins

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Next Post

    Acaba de ser lançado o Podcast Radar Saúde Favela, da Cooperação Social da Fiocruz

    ter fev 14 , 2023
    Texto: Radar Saúde Favela (instagram) Imagem: Radar Saúde Favela (instagram) A primeira edição traz uma entrevista com Carlos Doethyró Tukano. Nascido e criado na região do Alto Rio Negro, no Amazonas, ele é presidente do Conselho Estadual de Direitos Indígenas do Rio de Janeiro (CEDIND). Entre as décadas de 80 […]

    Você pode gostar: