ONU abre inscrições para Prêmio de Fotografia para Jovens Indígenas

Texto: ONU Brasil

Com o tema Métodos indígenas de cura e bem-estar: Honrando o saber e os conhecimentos dos nossos ancestrais, a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) convida jovens indígenas a utilizarem a fotografia para compartilhar seu conhecimento, cultura e visão de mundo a audiências globais.

Os participantes devem ser representantes de povos indígenas presentes em um dos Estados-membros da OMPI, incluindo o Brasil, e ter entre 18 e 35 anos de idade.

Os critérios de avaliação incluem originalidade, criatividade, expressão artística e poder de inspiração.

O prazo para inscrição de fotos se encerra em 15 de julho.

Com o tema Métodos indígenas de cura e bem-estar: Honrando o saber e os conhecimentos dos nossos ancestrais, a OMPI convida jovens indígenas a utilizarem a fotografia para contar para o mundo como o estilo de vida, as crenças e as culturas das suas comunidades estão fundamentalmente relacionados com a saúde e o bem-estar delas.

A foto e o texto de apoio podem retratar, por exemplo:

  • Fatores de proteção que contribuem para a saúde e o bem-estar da comunidade do participante, tais como medicinas tradicionais, o acesso às suas terras, territórios e recursos, alimentos tradicionais, a água, o clima, o meio ambiente, e práticas de cura e de cuidados médicos tradicionais.
  • Fatores de risco que ameaçam a capacidade da comunidade para manter-se saudável.
  • Esforços coletivos para a promoção da saúde na comunidade do participante que ilustrem uma abordagem holística da questão da saúde e do bem-estar.

Quem pode participar?

Jovens indígenas interessados em participar devem estar presentes em um dos Estados-membros da OMPI e ter entre 18 e 35 anos de idade na data do encerramento das inscrições (15 de julho de 2024).

Critérios de participação

  • A foto e a breve descrição devem ser de autoria do próprio participante.
  • A foto não pode ter sido reconhecida anteriormente, nem premiada em outro concurso de fotografia.
  • Cada participante pode inscrever no máximo uma foto. Não são permitidas as inscrições coletivas.
  • O participante deve obter consentimento para exibir na sua foto conhecimentos tradicionais e/ou expressões culturais tradicionais de sua comunidade, em conformidade com o direito nacional e/ou consuetudinário.
  • A foto e sua descrição não devem conter qualquer conteúdo sagrado, secreto ou sensível que possa eventualmente divulgar informações destinadas exclusivamente aos integrantes da comunidade.

Critérios de avaliação

As fotos serão avaliadas de maneira tecnologicamente neutra, ou seja, sem levar em consideração a experiência profissional dos participantes, nem a utilização de equipamentos profissionais ou especiais.

Os critérios de avaliação das fotos inscritas são: expressão do tema; originalidade, criatividade e expressão artística; poder de inspiração; apelo visual; e impacto relacionado com a comunidade.

A OMPI nomeará um júri externo para selecionar os vários finalistas e, em seguida, eleger os vencedores. Os jurados serão fotógrafos indígenas internacionalmente reconhecidos. A OMPI, em consulta com os membros do júri, examinará e decidirá se as fotos inscritas estão em conformidade com todos os requisitos descritos no Regulamento do Prêmio de Fotografia 2024.

Todas as fotos aceitas e os demais materiais enviados, assim como os nomes completos dos participantes, podem ser publicados no site da OMPI e na plataforma do concurso.

Os prêmios

Os vencedores receberão equipamentos fotográficos num valor total de até:

  • USD 4.000 (1º colocado)
  • USD 3.000 (2º colocado)
  • USD 2.000 (3º colocado)

Os participantes vencedores serão notificados por e-mail e, na sequência, o anúncio oficial será efetuado em outubro de 2024.

Como se inscrever

A inscrição da foto deve ser feita até 15 de julho de 2024 por meio da plataforma online do Prêmio de Fotografia.

Ao inscrever uma foto no concurso, a pessoa participante aceita o Regulamento do Prêmio de Fotografia da OMPI.

Para saber mais, siga @wipo nas redes e visite a página do concurso: https://www.wipo.int/tk/pt/youth_prize.html

Compartilhar

Rodrigo Martins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Invisibilidade indígena na grande mídia: o que fizemos com o nosso povo?

qua jun 12 , 2024
Texto: Daua Puri  (site Rádio Yandê) Foto: Acervo pessoal Facebook/ Vini Chapada Quando conheci Nankupé Tupinambá Fulkaxó na Universidade de São Paulo (USP), foi um grande encontro. Já nas primeiras palavras, me pergunta “como você se define?”. Respondi que sou um des-construtor. Meu pai, Sebastião, era construtor. Pensava que eu seria […]

Você pode gostar: