20º Encontro de Escritores e artistas indígenas acontece esta semana no Rio de Janeiro

Evento tem curadoria e participação de Daniel Munduruku

O 20º Encontro de Escritores e Artistas Indígenas começa hoje, 15 de outubro, no Museu de Arte do Rio. Este ano, em que a abertura do evento cai no Dia dos Professores, o foco está na formação de docentes para o ensino de cultura indígena nas escolas a partir de rodas de discussão, palestras e apresentações culturais. A curadoria das atrações é feita pelo escritor Daniel Munduruku, que é também o criador do Encontro.

O Encontro de Escritores e Artistas Indígenas teve início com Daniel Munduruku em 2004, junto a um grupo de 12 artistas indígenas. Este ano, na 20ª edição, são mais de 150 artistas presentes. Munduruku, em entrevista ao Opierj, afirmou que é visível que a adesão ao projeto foi crescente, mas que eventos deste tipo devem continuar acontecendo para que estereótipos sejam diminuídos e para apresentar a realidade dos povos indígenas brasileiros.

    Foto: Julia Lima

    Karkaju Pataxó, Coordenador-Geral de Promoção a Políticas Culturais do Ministério dos Povos Indígenas, afirmou que não houve nenhuma contribuição da pasta no financiamento do evento por falta de verbas, enquanto Alexandre Santini, presidente da Fundação Casa Rui Barbosa, afirmou que o contribuiu com dinheiro de verbas parlamentares destinadas pela deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ). 

    O Encontro de Escritores e Artistas Indígenas segue até o dia 18 (sábado), com as atrações dos dias 15,16 e 17 acontecendo no Museu de Arte do Rio e no dia 18 nos jardins da Fundação Casa de Rui Barbosa. 

    A realização do evento foi uma parceria entre Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da UFF, Museu Nacional dos Povos Indígenas, FUNAI, Fundação Casa de Rui Barbosa, Ministério dos Povos Indígenas e Ministério da Cultura com o apoio do Museu de arte do Rio, da iniciativa Rio Capital do Livro, da Prefeitura do Rio de Janeiro, da Biblioteca Nacional e da Unesco.

    É possível encontrar a programação completa no perfil @xxencontroliterarteindigena no Instagram.

    Compartilhar

    Julia Lima

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Você pode gostar: