STF abre exposição sobre povos indígenas

Texto: Site do STF (Supremo Tribunal Federal)

A presidente do STF, ministra Rosa Weber, também anunciou a tradução da Constituição Federal para língua indígena

    Imagem: Reprodução Site do Supremo Tribunal Federal

    O Supremo Tribunal Federal abrirá, nesta quarta-feira (19), a exposição “Povos Indígenas”, que reúne fotografias de Sebastião Salgado, um dos maiores fotógrafos brasileiros, e peças doadas por comunidades indígenas ao acervo do STF. A mostra, aberta ao público, será instalada no Hall dos Bustos, no edifício-sede do STF.

    Compromisso

    Nesta terça-feira (18), a presidente do STF, ministra Rosa Weber, visitou o espaço, acompanhada de Sebastião Salgado e dos ministros Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes. Segundo ela, com a exposição, a Corte homenageia a riqueza e a diversidade sociocultural das comunidades indígenas. “Nesta mostra, reafirma-se o permanente compromisso desta Casa com a Constituição Federal de 1988, cujo texto consagra o dever de proteção e promoção dos direitos constitucionais dos povos indígenas”, afirmou.

    A exposição conta com 11 painéis fotográficos de Sebastião Salgado, que retratam, em preto e branco, o cotidiano de povos originários. O acervo do STF empresta à mostra peças de cerâmica, cestarias e adornos, como cocares e colares, confeccionados por integrantes de comunidades indígenas.

    Constituição Federal em língua indígena 

    Na sessão plenária desta quarta-feira, a ministra Rosa Weber que o país ganhará uma versão da Constituição Federal em Nheengatu, língua geral amazônica, originária do Tupi. O trabalho de tradução, iniciativa do STF, será realizado por tradutores indígenas, sob coordenação dos professores Marco Lucchesi, da Biblioteca Nacional, e José Ribamar Bessa, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

    A ministra lembrou que mais de 256 etnias integram a diversidade cultural brasileira. “É uma das riquezas do Brasil, com suas tradições, línguas, saberes que merecem todo o nosso respeito e admiração”.

    Compartilhar

    Rodrigo Martins

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Next Post

    Resort de grupo espanhol tem conflito acirrado na APA de Maricá

    qua abr 26 , 2023
    Elizabeth Oliveira (Site o Eco) Indígenas Guarani bloqueiam obras do Projeto Maraey, megaempreendimento com parceiros de peso como a rede internacional de hotéis Marriott e a marca de festivais Rock in Rio Protesto da comunidade indígena Guarani Mata Verde Bonita, no canteiro de obras do Projeto Maraey na segunda-feira, 17. […]

    Você pode gostar: