História em Quadrinhos que retrata língua indigena de sinais concorre ao “Oscar dos quadrinhos”

Texto: trabalho indigenista (instagram)

    Imagem: Projeto HQS Sinalizadas/ Fonte: Brasil de Fato

    Uma história em quadrinhos (HQ) que retrata a língua indígena de sinais utilizada por pessoas surdas do povo Terena está concorrendo ao 34º Troféu HQMIX, considerado o Oscar dos quadrinhos. A HQ foi desenvolvida em formato plurilíngue e sinalizada também na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

    O material inédito é resultado do trabalho de conclusão de curso de Ivan de Souza, na licenciatura em Letras Libras da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A história disputa o prêmio na categoria “Produção para outras linguagens”. O resultado do prêmio deverá ser divulgado no final do mês de novembro.

    A pesquisa que resultou na HQ começou em 2017, quando Ivan estudava a história de pessoas surdas no Paraná, na iniciação científica. Todo o processo teve acompanhamento de pesquisadoras que já desenvolviam atividades com usuários da língua terena de sinais.

    A comunidade indígena também teve participação ativa no desenvolvimento e, depois, na validação da obra junto ao seu povo.

    Compartilhar

    Rodrigo Martins

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Next Post

    III Encontro Internacional dos Povos Originários das Américas

    sáb out 22 , 2022
    Texto:  site Unilasalle Imagem: Reprodução Internet Na próxima semana, de 24 a 28/10, vai acontecer o III Encontro Internacional dos Povos Originários das Américas! Organizado pelos cursos de História, Pedagogia, Relações Internacionais e o Núcleo de Arte e Cultura, o evento é 100% gratuito, com certificado e aberto ao público. […]