Texto: Aruac Filmes (instagram)
Para todas as pessoas que estavam aguardando, anunciamos com muita alegria que o filme A queda do céu, dirigido por Eryk Rocha (@erykaruacrocha) e Gabriela Carneiro da Cunha (@gabrielacarneirodacunha) fará a sua estreia no Brasil. O filme foi selecionado para a Competição Longas Documentários na Première Brasil da 26ª edição do Festival do Rio (@festivaldorio), que acontece entre 3 e 13 de outubro deste ano.
Após sua estreia mundial em Cannes, na @quinzaine_des_cineastes, o filme vem ganhando destaque e circulando por diversos países, como no Peru (@festivaldecinelima), Kosovo (@dokufest), Austrália (@melbfilmfest), Coreia do Sul (@dmzdocs), seguindo ainda para os Estados Unidos (@afisilvertheatre) no mês de outubro. Recentemente recebeu o prêmio de melhor longa-metragem documentário internacional no México (@giffmx).
Acompanhe por aqui e em breve trazemos mais informações sobre as próximas exibições internacionais e nacionais do filme.
Confira a sinopse:
A partir do poderoso testemunho do xamã e líder Yanomami Davi Kopenawa, o filme “A Queda do Céu” acompanha o importante ritual, Reahu, que mobiliza a comunidade de Watorikɨ num esforço coletivo para segurar o céu. O filme faz uma contundente crítica xamânica sobre aqueles chamados por Davi de povo da mercadoria, assim como sobre o garimpo ilegal e a mistura mortal de epidemias trazidas por forasteiros que os Yanomami chamam de epidemias “xawara”, e traz em primeiro plano a beleza da cosmologia Yanomami, dos espíritos xapiri e sua força geopolítica que nos convida a sonhar longe.
Produção da @aruacfilmes em coprodução com @hutukara_yanomami e Stemal Entertainment (Itália). Produção associada @lesfilmsdici (França). Distribuição internacional @rediancefilms.