Da UniMAR à Conferência Participativa da Baía da Guanabara

Texto: Comunicação Movimento Baía Viva (site)

    Imagem: Reprodução Site Baía Viva

    Em março de 2023, será promovida a Barqueata com o Lançamento das Conferências sobre o Plano de Recuperação Ambiental Integrado da Baía de Guanabara (PRAI-BG, 2023-2030) na Década do Oceano organizada a partir de uma iniciativa do Baía Viva e com apoio de diversas organizações parceiras como Universidades, comunidades pesqueiras, órgãos públicos, movimentos sociais e praticantes de esportes náuticos.

    Dia Mundial da Água

    No 22 de março comemora-se o Dia Mundial da Água e o Movimento Baía Viva realiza o lançamento da Conferência Participativa do Plano de Recuperação Ambiental Integrada da Baía de Guanabara (PRAI-BG). A programação será composta por uma ‘Barqueata’: uma expedição científica levará cerca de 120 convidados para um passeio do Quadrado da Urca ao Arquipélago de Paquetá e à Ilha de Brocoió. O público-alvo da ação são pesquisadores, gestores públicos, jornalistas, comunidades pesqueiras, empresas e movimentos socioambientais.

    Dia Mundial do Meio Ambiente

       Imagem: reprodução site Baía Viva

      A culminância da Conferência Participativa do PRAI-BG se dará em 5 de junho, no Dia Mundial do Meio Ambiente, com a divulgação das principais propostas e soluções sustentáveis que serão apontadas pelos participantes durante os encontros nos territórios e por meio da consulta online.

      Os eventos contam com o apoio do Fundo Casa Fluminense e tem como o objetivo promover o fortalecimento institucional de organizações da sociedade civil e lideranças metropolitanas, visando à partir da Agenda Rio 2030, fomentar a construção de agendas locais de políticas públicas e a produção de soluções locais para melhoria da qualidade de vida e da saúde ambiental dos seus territórios e na busca por soluções de curto e médio prazo aos desafios enfrentados pela “cidade metropolitana” do Rio de Janeiro.

      Metodologia Participativa
      O Comitê de Organização da PRAI-BG está criando uma agenda extensa com a participação de representantes da população da Região Metropolitana Fluminense, que nas últimas décadas vem passando por um forte processo de ‘sacrifício ambiental’ provocado pela poluição e degradação de seus ecossistemas. Mais informações pelo whatsapp (21) 997348088

      PARA SE INSCREVER, CLIQUE ESSE LINK

      Fique atento aos nossos informativos nas redes sociais!

         Imagem: reprodução site Baía Viva

         

        Compartilhar

        Rodrigo Martins

        Deixe um comentário

        O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

        Next Post

        Ministra anuncia retomada de ações para gestão de terras indígenas

        ter mar 14 , 2023
        Texto: Tribuna do Norte (sim) O governo federal pretende retomar, com urgência, as ações necessárias à implementação da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental das Terras Indígenas (Pngati). Segundo a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, o Poder Executivo pretende proporcionar a efetiva participação da população indígena nos debates […]

        Você pode gostar: