Histórico! Amanhã (27) o Governo Federal lança oficialmente a primeira Universidade Federal Indígena do Brasil, a Unind.

Texto: Mídia Indígena Oficial (instagram)

O anúncio será realizado no Palácio do Planalto, com a presença da Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, do Ministro da Educação, Camilo Santana, e do Presidente Lula.

A Unind nasce de um amplo processo de escuta e diálogo com povos indígenas de todas as regiões do país, incluindo os 20 seminários regionais realizados em 2024 pelo MEC, em parceria com o MPI, a Funai e universidades públicas.

A proposta é guiada por princípios fundamentais: autonomia indígena, pluralidade epistêmica, valorização das línguas, fortalecimento das mulheres indígenas e combate ao racismo epistêmico.

Uma universidade construída com os povos e para os povos, articulando saberes tradicionais e científicos na formação de profissionais indígenas e no fortalecimento das comunidades.

Siga a @midiaindigenaoficial e fortaleça a luta dos povos indígenas do Brasil.

Compartilhar

Rodrigo Martins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Reflorestar consciências: por que o Brasil precisa de uma universidade indígena?

dom nov 30 , 2025
Texto: Leonardo Fernandes -Site Brasil de Fato O anúncio de uma inédita Universidade Federal Indígena (Unindi) pelo governo federal, nesta quinta-feira (27), é mais que a conquista de uma política pública. Para os povos originários, é também um ato de reparação histórica e um reconhecimento fundamental da ciência que brota […]

Você pode gostar: