Professores da Unirio são nomeados

Texto: UNIRIO (instagram)

Luiz Henrique Pellon, da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP) e do Programa de Pós-Graduação em Ecoturismo e Conservação (PPGEC), e Carla Albuquerque, do Instituto de Saúde Coletiva (ISC), foram indicados pelo reitor da UNIRIO José da Costa Filho para compor o Conselho Estadual dos Direitos Indígenas (Cedind), como titular e suplente, respectivamente. O Cedind tem 24 representantes com direito a voto, metade deles indígena, e está vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e de Direitos Humanos do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Luiz Pellon e Carla Albuquerque já integravam o Cedind desde 2018, mas até então a UNIRIO tinha status de entidade universitária convidada. Devido à sua atuação relevante, que incluiu participação em ações emergenciais para assegurar a vacinação de indígenas em contexto urbano durante a pandemia, curso de extensão para profissionais de saúde que atuam em áreas indígenas e levantamento sobre o saneamento nas aldeias, o Cedind decidiu por unanimidade que, na recomposição de suas representações, a UNIRIO passasse a ter direito a voto.

Criado em 2018 a partir da demanda de coletivos indígenas organizados, o Cedind é um conselho composto por representantes da administração pública direta e indireta, organizações não governamentais e pela comunidade indígena, residente ou não nas aldeias, e tem papel central no diálogo e defesa dos povos originários.

Compartilhar

Rodrigo Martins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Lula anuncia criação de universidade indígena ao visitar aldeia

qua nov 5 , 2025
Texto: Poder 360 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou neste domingo (2.nov.2025) a criação de uma universidade voltada aos indígenas. A expectativa é que a oficialização se dê até 17 de novembro. Segundo o chefe do Executivo, a instituição de ensino superior terá sede em Brasília (DF) […]

Você pode gostar: