Jogo brasileiro que aborda cultura indígena é indicado em prêmio sobre impacto social

Texto: André Willis – O Tempo (site)

Primeiro jogo original da empresa brasileira Split Studio, Entre as Estrelas (Tekoha: A Tale Among The Stars em inglês) foi um dos dez games selecionados na edição 2025 da premiação “Unity For Humanity”, que financia criadores do mundo todo cujos projetos tenham forte impacto social. O jogo é o único da America Latina selecionado neste ano.

Entre as Estrelas ou Tekoha: A Tale Among The Stars é uma aventura narrativa com elementos leves de RPG e combate por turno. A história retrata a jornada de duas irmãs indígenas em busca de se reencontrarem após um evento trágico no Pantanal brasileiro. Com visuais impressionantes, o jogo oferece uma experiência imersiva, emocionante, e com forte inspiração na herança cultural do povo Guarani-Kaiowá.

Para o desenvolvimento do game, o Split Studio têm profissionais indígenas que contribuíram com a narrativa e o visual da obra.

Recursos do jogo

Confira alguns recursos e detalhes do jogo brasileiro Entre as Estrelas / Tekoha: A Tale Among The Stars.

  • Jogabilidade 2D: Explore níveis e desbloqueie novos caminhos e histórias enquanto participa de batalhas dinâmicas por turnos;
  • Animação feita à mão: Designs deslumbrantes quadro a quadro e cenas 2D, inspiradas nas obras do Studio Ghibli;
  • História profunda e instigante: Uma jornada por um mundo onde conflitos reais entre grupos indígenas e grileiros se misturam a elementos espirituais, desafiando os jogadores a confrontar temas profundos de sobrevivência, conexão e autodescoberta;
  • Enraizado na cultura Guarani-Kaiowá: Mergulhe nas ricas tradições, crenças e outros aspectos culturais do povo Guarani-Kaiowá;
  • Personagens multidimensionais: Figuras que têm sua própria história e motivações pessoais;
  • Trilha sonora épica e comovente: Uma jornada musical imersiva moldada por instrumentos tradicionais brasileiros, criando uma identidade sonora vibrante.

O jogo já pode ser adicionado na lista de desejo na Steam. A versão alpha de Entre as Estrelas tem previsão de lançamento para o início de 2026.

Importância do prêmio

Jonas Brandão, diretor do projeto, falou sobre a importância de fazer parte da seleta lista: “Ser parte do Unity for Humanity e ver nosso jogo ao lado de outros projetos maravilhosos e seletos, que transformam realidades com empatia e tecnologia, é uma honra. Esse apoio chega em um momento crucial e não só nos dá recursos para seguir desenvolvendo o jogo com ainda mais qualidade, mas também nos traz suporte técnico completo da própria Unity, o que será fundamental ao longo da nossa produção. E mais importante: ajuda a levar a história, a voz, e a resistência do povo Guarani-Kaiowá para mais pessoas ao redor do mundo.”

Unity for Humanity 2025

Veja aqui o anúncio oficial da Unity for Humanity 2025 com todos os projetos contemplados.

Compartilhar

Rodrigo Martins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Museu/FUNAI promove roda de conversa

qui maio 8 , 2025
Texto: Museu Nacional dos Povos Indígenas – Funai BATE-PAPO SOBRE MUSEUS NO TERRITÓRIO I A partir dos anos 1990, povos indígenas começaram a criar museus, muitos deles localizados no próprio território. Para além de um lugar de memória, esses museus têm significado e importância nas lutas pelo reconhecimento étnico, territorial […]

Você pode gostar: