Texto: Rodrigo Martins (PROINDIO-UERJ)
Pesquisadores da UERJ visitam o Museu da Cultura Puri
Pesquisadores do PROÍNDIO/EDU-UERJ e do NEPIIE/FEBF-UERJ, que integram o projeto “Indígenas nas periferias: direitos e condições de vida na Região Metropolitana do Rio de Janeiro” (CNPq), visitaram no dia 9 de setembro a “Aldeia Vertical”, no Estácio, onde se localiza o Museu da Cultura Puri.
Além de conhecer o acervo local e ouvir histórias e cânticos da cultura Puri pelo músico, contador de histórias e idealizador do museu Dauá Puri, durante a visita o grupo teve a oportunidade de conhecer a horta cuidada pela mestra Niara, da etnia Kariri-Xocó.
O Museu da Cultura Puri completou um ano de existência recentemente e que já recebeu mais de 720 visitantes nacionais e internacionais, simbolizando a luta pelo reconhecimento e valorização da história e da cultura desse povo indígena que já chegou a ser considerado extinto.
Imagens: Rodrigo Martins (PROINDIO- UERJ) e Vitória (Museu da Cultura Puri)
O Museu da Cultura Puri fica na Rua Frei Caneca, n°441, bloco 15, apt 104 e funciona às terças e quintas, mediante agendamento prévio por meio do instagram do Museu
Outras informações sobre o povo indígena Puri em contexto histórico e contemporâneo podem ser encontrados no acervo do portal OPIERJ